Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

⊙ A Morada dos Dias

{ Horizontes. Olhares. Rumos Cruzados. Palpitações. Compassos dos Dias. }

⊙ A Morada dos Dias

{ Horizontes. Olhares. Rumos Cruzados. Palpitações. Compassos dos Dias. }

31
Mai13

SLB, FCP, Árbitros e Justificativas

O TIPO de narrativa traçada por Henrique Raposo é infeliz. E é infeliz porque representa uma inflexão da parte pelo todo que não assenta bem num cronista independente (?). A guetização portista que refere resulta do bairrismo fundacional do FCP, é um facto, mas resulta também de um discurso passadista que impera no seio dos adeptos benfiquistas. Como bem nota o SLB venceu 4 campeonatos nos últimos 23 anos. Independentemente disso, a lógica de "glorioso", "o maior", "o grande" e de uma teoria da conspiração contra o clube da Luz tem tornado o futebol português numa guerrilha entre "iluminados" e "desdenhosos". Mas o pior desta narrativa egocêntrica de alguns adeptos "encarnados" (para não cair no erro da generalização que HR faz uso) é a de não assumirem as derrotas como tais. Há sempre uma justificativa externa. Nunca foi o Benfica que perdeu, foi sempre x ou y que fez o FCP ganhar. Desculpabilização e vitimização numa mescla explosiva. 

Esta narrativa está presente na valorização de Jorge Jesus, inclusive na imprensa, e na desvalorização de Vítor Pereira. A verdade é que JJ, o 10º treinador mais bem pago do mundo, em 4 anos venceu 1 campeonato. O FCP é tricampeão com 1 derrota. Mas isso não interessa nada para a causa que HR et. al. traçaram. Não foi o SLB que esteve mal diante do Estoril e que foi ao Dragão a medo. Foi o Estoril que foi mau, o Paços de Ferreira que "levantou o pé" e o árbitro que errou (de facto) no penalty de James (mas aqui o segundo golo, de Jackson, é esquecido). Em última análise o golo de Ivanovic que deu a Liga Europa ao Chelsea foi culpa, claro, do FCP, do árbitro, da UEFA, e de uma conspiração contra o SLB.

1 comentário

Comentar post

"E naquela casa, que ninguém conhecia a idade, era como se os dias não fossem dias".

Email | Blog Académico | Página Pessoal 

OS MEUS LIVROS

p-imdv.jpg

O livro está disponível para download aqui. COVER ULHT.JPG O livro está disponível para download aqui O livro está disponível para aquisição aqui O livro está disponível para aquisição através do email correio@cpcy.pt

UNS TANTOS