Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

⊙ A Morada dos Dias

{ Horizontes. Olhares. Rumos Cruzados. Palpitações. Compassos dos Dias. }

03
Mai13

"Benfica à Benfica"

NÃO SOU benfiquista mas fiquei contente com a presença do Benfica na final da Liga Europa. É sempre bom que Portugal brilhe por algo positivo. O Benfica deverá, esta época, atingir o clímax desportivo com a possível tripleta, apesar do Chelsea "não ser favas contadas", um bom patamar acima do Fenerbahçe. Será, contudo, um justo vencedor, fruto de um investimento astronómico (plantel riquíssimo ao ponto de permitir emprestar jogadores suficientes para fazer outro plantel) que gerou um plantel equilibrado e com um estilo de jogo dinâmico, graças a Jorge Jesus, um treinador que não aprecio mas ao qual reconheço certo mérito. Por isso quando oiço Vitor Pereira penso em Vitor Gaspar: mais valia estar calado.

Mas, para além de fazer o elogio ao Benfica, aproveito para explicar aos adeptos "encarnados" porque há tantos adeptos de outros clubes a torcer contra as conquistas do Benfica. Não, não é inveja. O problema é que quando o FCP ou o SCP ganham nunca é por mérito próprio, isso é só quando ganha o Benfica. Segundo, porque a taxa de bazófia entre os adeptos encarnados é de um nível único - os outros são todos maus, o Benfica é o "glorioso" ad eternum, e cada troféu faz imediatamente do Benfica o melhor do mundo. Tudo bem que isso é paixão, aceita-se, mas há por ali sempre um messianismo futebolístico perigoso e que se sente em atitudes de arrogância nas interações do dia-a-dia. Quando o FCP é campeão os adeptos festejam naquele dia, no máximo durante três dias. Quando o Benfica é campeão os seus adeptos passam uma época inteira a enxovalhar os adeptos dos clubes rivais. 

Portanto, se o Benfica é na verdade o histórico clube português, convém lembrar que o FCP, por exemplo, já deu grande orgulho a Portugal. Mas acima de tudo convém aprender a ganhar, coisa que poucos benfiquistas que conheço o sabem fazer. É uma pena, porque o Benfica merece mais do que a bazófia corriqueira dos seus adeptos.

5 comentários

Comentar post