Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

⊙ A Morada dos Dias

{ Horizontes. Olhares. Rumos Cruzados. Palpitações. Compassos dos Dias. }

⊙ A Morada dos Dias

{ Horizontes. Olhares. Rumos Cruzados. Palpitações. Compassos dos Dias. }

26
Jan15

Boko Haram e a violência na Nigéria ou o que diria Ary dos Santos de tudo isto.

 

Em 1973, às portas da Revolução de Abril do ano seguinte, numa altura em que o Estado Novo sobrevivia a espaços e em cuidados paliativos, o poeta e publicitário Ary dos Santos, escreve "Poeta Castrado, Não!", poema que 30 anos depois viria a ser declamado pelo ator José Raposo no Parque Mayer, com uma intensidade e profundidade inadjetivável, arrancando ao peito a revolta. Numa dada estrofe diz ele que, "De fome já não se fala/- é tão vulgar que nos cansa -/mas que dizer de uma bala/ num esqueleto de criança?". 

Quase meio século depois as palavras de Ary dos Santos ecoam ao norte da Nigéria. O programa ideológico-religioso do Boko Haram é um crime contra a humanidade, silenciado pelo triste facto de que uma morte na Europa vale mais do que cem em África. Não somos, claro, todos iguais. Enquanto o mundo parou para prestar homenagem aos jornalistas do satírico Charlie Hebdo, as notícias sobre a violência levada a cabo por terroristas em nome do Estado Islâmico na Nigéria passam mais depressa do que o noticiário desportivo. Há mais interesse numa conferência de imprensa de Jorge Jesus do que nas vidas ceifadas em África, onde a morte parecer ser "tão vulgar que nos cansa", mesmo a própria "bala num esqueleto de criança". 

Por isso compreendemos que a história é, toda ela, feita de mortes caladas. Do escravo de Camões não reza a história, e enquanto os "heróis" do Hebdo são imortalizados em acontecimentos mediáticos, na Nigéria morre-se no anonimato, não há heróis, só corpos deixados ao chão tingido de sangue. Afinal vai-se revelando claro: who cares about Africa? 

"E naquela casa, que ninguém conhecia a idade, era como se os dias não fossem dias".

Email | Blog Académico | Página Pessoal 

OS MEUS LIVROS

p-imdv.jpg

O livro está disponível para download aqui. COVER ULHT.JPG O livro está disponível para download aqui O livro está disponível para aquisição aqui O livro está disponível para aquisição através do email correio@cpcy.pt

UNS TANTOS