Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

⊙ A Morada dos Dias

{ Horizontes. Olhares. Rumos Cruzados. Palpitações. Compassos dos Dias. }

⊙ A Morada dos Dias

{ Horizontes. Olhares. Rumos Cruzados. Palpitações. Compassos dos Dias. }

08
Jan15

Paris: duas notas.

Holland%20House.jpg

 1. A guerrilha urbana erigida em Paris e que ameaça o resto da Europa deve ter resposta à altura, e a resposta é não abrirmos mão da nossa liberdade de consciência e da democracia. Sobre as ruínas continuaremos a ler. O Estado Islâmico não poderá extender as sombras ao Ocidente, porque das sombras há sempre a hipótese de erguer luz.

2. A propósito dos vis atos de ontem tem se falado no papel dos islâmicos moderados na construção de um novo Islão. Desenganemo-nos se considerarmos que qualquer religioso, seja a confissão religiosa qual for, moderado é a antítese do extremista. Não o é. O moderado é o assim-assim, o que ao primeiro abanão passa mais depressa para o lado dos extremistas do que para o lado dos progressistas e liberais. Precisamos é de religiosos progressistas, muito mais do que de ateus. Este é outro erro, o de considerar que os ateus são pessoas com um espírito cívico muito mais apurado. Não o são. Os ateus tendem a ser tão extremistas quanto os radicais islâmicos que atacaram ontem o Charlie Hebdo, porque estes últimos não toleram a ideia de outra religião que não o Islão, aos primeiros cabe o fundamentalismo de que não deve haver religião. 

"E naquela casa, que ninguém conhecia a idade, era como se os dias não fossem dias".

Email | Blog Académico | Página Pessoal 

OS MEUS LIVROS

p-imdv.jpg

O livro está disponível para download aqui. COVER ULHT.JPG O livro está disponível para download aqui O livro está disponível para aquisição aqui O livro está disponível para aquisição através do email correio@cpcy.pt

UNS TANTOS