Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Anatomia da Palavra

a teoria é sempre relativa

Setembro 14, 2023

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "OPINIÃO X Hoje há um esquecimento intencional de que as teorias têm vocação para serem refutadas. A palavra "crítica" presente na teoria crítica de ou z, não está lá por enfeite ou para se referir a uma atitude de mero ataque ao mundo em que vivemos, é crítica porque reflexiva e não um dogma científico para efeitos políticos."

A teoria é um instrumento de tradução dos fenómenos, um mapa para entender e analisar a realidade. Em ciências sociais, sobretudo, tem a limitação do olhar, da ideologia, dos seus fazedores, embora sujeitos treinados. No entanto, o próprio treino é um condicionamento do olhar. Se durante demasiado tempo tivemos um olhar preso ao etnocentrismo ocidental, ao patriarcado judaico-cristão e a sua visão supremacista cultural, a teoria crítica revolucionou a ciência ao oferecer um olhar desconstruído e descolonial. No entanto, ao se estabilizar como cânone teórico, foi perdendo o seu sentido de revisão para se tornar num dogma teórico que determina o campo da ação política, de modo essencialista. O que é uma enorme pena.

Cólofon

Anatomia da Palavra é um blogue de João Ferreira Dias, escrito segundo o Acordo Ortográfico, de publicação avulsa e temática livre. | No ar desde 2013, inicialmente sob o título A Morada dos Dias Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

__Gramas de Instantes__

@joaoferreiradiasphotography

Informação

João Ferreira Dias é Investigador do Centro de Estudos Internacionais do ISCTE, no Grupo Instituições, Governação e Relações Internacionais. Interessado por Direitos Fundamentais, Teoria Política e do Estado, Direito Constitucional, e Antropologia Religiosa.